domingo, 25 de janeiro de 2009

Vaticano no Youtube

O Vaticano está presente no Youtube em www.youtube.com/vatican desde sexta-feira passada com um canal próprio, onde transmitirá vídeos diários de notícias relacionadas com o Papa e com o que acontece no Vaticano. O serviço está disponível em inglês, espanhol, alemão e italiano.

“Na mensagem de boas vindas aos utilizadores do YouTube, Bento XVI diz esperar que esta iniciativa seja posta “ao serviço da verdade” e sirva para promover a compreensão e solidariedade humana. O Pontífice da Igreja Católica considera que “estas tecnologias são uma verdadeira bênção para a humanidade: por isso temos que assegurar que as vantagens que oferecem são postas ao serviço de todas as pessoas e comunidades”. Referido na imprensa do Vaticano como um verdadeiro “fã das novas tecnologias”, Bento XVI não deixa de alertar os jovens para “fazerem uma utilização sensata e evitar uma obsessão pelo online que os pode isolar da vida real, da família e dos amigos”.


Segundo a BBC News, a entrada do Vaticano nos novos media levantou um debate entre alguns sectores da Igreja Católica que questionam o valor da internet como uma ferramenta missionária. O Arcebispo Cláudio Celli, chefe do departamento de comunicação do Vaticano, apoia a iniciativa do Papa para se “aproximar da geração digital” e não exclui a hipótese de um dia o Estado católico criar o seu espaço no Facebook.” (Jornal Público 24/01/2009)

Sem comentários: